Nossa Cidade
Assistência lança campanha De Homem para Homem pela equidade de gênero
A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos e Humanos (SMASDH), lançou na tarde desta terça-feira, dia 23 de junho, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais, a campanha “De Homem para Homem”. A ação tem como escopo o fim da violência contra as mulheres e a valorização da equidade de gênero.
A ideia, conforme a secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira, é envolver os homens na luta contra o feminicídio e nas ações pela equidade de gênero, assumindo um papel de protagonismo na discussão da masculinidade para a ruptura com o machismo.
”Os homens têm o papel de pensar a masculinidade e questionar sobre seus privilégios e, se realmente querem contribuir para a equidade de gênero, podem trabalhar pela igualdade. Vamos convidar homens conhecidos ou anônimos para que deem sua voz e valorizem a capacidade das mulheres. Nós precisamos repensar que ser homem não significa cercear as mulheres, mas estar junto, lado a lado”, argumentou a secretária.
Dados
As violências perpetradas contra as mulheres continuam atingindo índices extremamente elevados. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Instituto de Pesquisa Datafolha, em 2018, a cada hora, 536 mulheres foram vítimas de agressão física. São 4,7 milhões de mulheres.
Os mesmos dados apontam que 43% dos brasileiros viram homens abordando mulheres na rua de forma desrespeitosa, e 28% afirmam ter presenciado mulheres que residem na sua vizinhança sendo agredidas por maridos, companheiros, namorados e outros.
Fonte: Prefeitura de Campinas